quarta-feira, 26 de setembro de 2007

macacos me mordam!


(em off: levanta, sacode a poeira e volta a postar nesse blog!)


macacos me mordam!
ou será que eles são só macacos de imitação?
(por ana fonseca)

vem aí, mais uma vez, o tiiiiiiiiiiiiiiim festival *imita a irritante voz do locutor dos comerciais* trazendo as "novidades" do cenário musical mundial e, entre elas, esses ingleses harrypotterianos de cerca de vinte anos de idade e com muitas espinhas na cara: os arctic monkeys.

sei dizer que eles são exemplo constante de como a divulgação via internet nos dias de hoje pode colocar uma banda no mapa. ou seria no mercado? os arctic monkeys, certamente, agora estão tanto no mercado como no globo terrestre e isso explica a visitinha ao brasil no próximo mês de outubro.

taxados de "hype" achei melhor conferir por mim mesma. essas coisas "hype" são relativas demais, ainda mais para alguém que, mesmo tendo apenas vinte e dois anos, se "bandeia" mais pro lado do classic rock - se é que podemos chamar assim! - do que pras novas tendências.

logo de cara achei a proposta um tanto quanto "descartável". até o que é supostamente "novo" já começa a ficar saturado, não é mesmo? na onda do franz ferdinand, do killers e dos strokes - que já não são novidade pra mais ninguém, convenhamos - vêm os arctic monkeys com letras adolescentes e melodias de refrão-grude e cadência mais acelerada que pretendem, sobretudo, fazer com que nossos pés não consigam ficar parados ao mesmo tempo em que nossas cordas vocais reproduzam fielmente alex turner - de voz fanha - canta. pra mim, o típíco caso do "ouve muitas vezes que você acaba gostando".

no entanto, o que há de mais impressionante - além do fato deles serem mais novos que eu e, certamente, muito mais ricos - é essa "prova" de que há mais e maiores possibilidades de se mostrar um trabalho musical de maneira bem sucedida do que batendo de porta em porta nas gravadoras. os caras gravaram na garagem de casa, disponibilizaram o som no myspace e... boom! o disco de estréia da banda, “whatever people say i am, that’s what i’m not”, lançado em 23 de janeiro de 2006 no reino unido, bateu um recorde de vendas histórico, tornando-se o álbum de estréia com a venda mais rápida da história do rock. e em abril desse ano eles soltaram "favourite worst nightmare", álbum super bem recebido e comentado do qual o clipe aí em cima, "brianstorm" (é "brianstorm mesmo, hein. não foi um erro da pseudo-jornalista não!), faz parte.

ponto pra eles. a primeira batalha, a de se fazer conhecido, já foi vencida. resta saber se os arctic monkeys são mais uma da leva de bandas descartáveis que a era da superinformação cria e derruba em questão de momentos. as fãs enlouquecidas que povoam as comunidades do orkut sobre os ingleses garantem que não. mas, quem há de saber? em sua maioria, elas não têm mais que quinze anos.



_
os arctic monkeys se apresentam no rio de janeiro em 26/10, na marina da glória. o preço dos ingressos é "salgadinho", R$ 180,00 e as vendas começaram em 27 de agosto! mas a organização do festival afirma que ainda há ingressos, exceto para a cidade de são paulo.

2 comentários:

Mustafa Şenalp disse...

çok güzel bir site.

Claudio Nascimento disse...

Vcs não escrevem mais nada aqui não?