segunda-feira, 20 de agosto de 2007

novos horizontes.





novos horizontes: aquele sentimento que era passageiro não acaba mais.

engenharia hawaiana, novo álbum e show nos palcos cariocas, até que enfim!
(por ana fonseca)

"os estudiosos ainda não sabem com certeza se a engenharia hawaiana é arte, ciência, religião, esporte ou falta do que fazer. mas numa coisa todos concordam: ela é mais velha do que se pensa e nasceu da necessidade do ser humano (pelo menos de três deles) de derrubar muros e construir pontes." - humberto gessinger, 1990.

quem me ouve falar de humberto gessinger e seus engenheiros do hawaii até acredita que eu fui criada ao som desses portoalegrenses quando, na verdade, apesar da banda estar aí desde 1985 - ano em que eu, ana fonseca, vim ao mundo -, meu primeiro contato real foi por volta de 1996/7.

vou ser sincera: achei chato. sabe, tudo que dizem por aí sobre a tal da "filosofia gessingeriana"? pois bem, achei chato e complicado. achei, que para uma pessoa de onze/doze anos de idade, aquilo tudo era um grande "blá blá blá" de gente que não tinha o que fazer e queria mesmo era reclamar. achei chato sim! não entendi o propósito, nem me esforcei para entender.

enquanto isso, meu irmão - que, pasmem, é mais novo que eu - já começava a colecionar os álbuns e a fazer suas próprias interpretações das letras. e, acredito eu, foi com mais uns três ou quatro anos nas costas que eu parei e pensei: "meu irmão mais novo gosta e entende, por que será que eu não posso também?".

aí iniciou-se a "era gessinger" em minha vida. assim como os cristãos estudam religiosamente a bíblia, os muçulmanos têm seu alcorão, estudantes de filosofia vão dos pré-socráticos aos alemães (e muito mais!), eu resolvi me diplomar na arte de compreender, absorver e disseminar a filosofia gessingeriana. e, até o presente momento, não ando mal das pernas!

mas tudo isso acima é para dizer que... eles voltaram! sim, após dois ou três anos longe dos palcos cariocas, os "piás" lançam o novo álbum "novos horizontes" e visitam a cidade maravilhosa com um show agendado para o feriado de 7 de setembro, no canecão petrobrás.

imaginem, então, como os meus olhos brilharam com essa notícia! aposto que você aí, estudante de filosofia e admirador de platão (eu espero, sinceramente, que exista gente assim!), ia ficar muito feliz se pudesse ver o cara em carne e osso falando sobre as coisas que você acredita e que aprendeu com ele. é ou não é? o caso é o mesmo.

são vinte e dois anos de estrada dos enghaw - apelido carinhoso dos fãs - e vinte e dois anos da minha própria estrada que, nem sempre, teve essa banda como trilha sonora mas, atualmente, faz muito sentido que tenha. afinal, há metáfora melhor para vida que "infinita highway"? é ou não a vida essa grande estrada cheia de placas que devemos percorrer? me perdoem a falta de imparcialidade (aliás, quando alguém resolveu dizer que jornalista deveria ser imparcial, mentiu para todos vocês), mas é genial. é simplesmente genial!

e, coroando essa genialidade toda, vem "agágê" ao rio mostrar aos fãs o último trabalho. esse consiste num outro acústico. sim, outro álbum no formato acústico, trazendo versões de sucessos como "novos horizontes" - que rende o título ao álbum e é faixa original do álbum " 10.000 destinos" -, "toda forma de poder" - um clássico de 1986, que está no primeiro álbum "longe demais das capitais", "parabólica" - canção graciosa composta por paizão humberto para a filha clara, em 1992, que, aliás, repete a dose da cantoria como no "acústico mtv" de 2004 -, entre outras e, é claro, algumas inéditas porque esse cara nunca pára de produzir.

algumas das faixas inéditas estão disponíveis no website da banda: http://www.engenheirosdohawaii.com.br, bem como o release do álbum escrito por gessinger. se vocês gostam do som, recomendo conferir!

e, depois de visitar o site, conferir o álbum - que deve estar se espalhando pelo brasil e, por que não, pelo mundo - no próximo dia 21 de agosto -, fica a dica da única apresentação. mantenham a data na memória, caros companheiros enghawaianos cariocas: 7 de setembro, sexta-feira.




SERVIÇO:
engenheiros do hawaii na tour do álbum "novos horizontes"
data: 7 de setembro, sexta-feira
local: canecão petrobrás (av. venceslau brás, 215 - botafogo)
horário: 22 hrs (a casa abre às 20 hrs)
preços:
setor a 90,00
setor b 80,00
setor c 70,00
frisa lateral 60,00
frisa central 90,00
balcão nobre 80,00
mezanino 70,00
camarote 200,00
poltrona (par) 60,00
poltrona (ímpar) 20,00

o canecão oferece o recurso da meia entrada nos seguintes casos:
* estudantes (carteira de estudande na validade; carteira de identidade; comprovante de pagamento)
* idosos (carteira de identidade)
* deficientes físicos (caso não visível, apresentar laudo ou carteira de deficiente)
* professores da rede municipal da cidade do rio de janeiro (contra-cheque + carteira funcional + identidade)
* menores de 21 anos (identidade)
todos deverão apresentar os documentos originais exigidos

[ mais informações: http://www.canecaopetrobras.com.br ]

4 comentários:

Thiago Fianna disse...

Fianna.. aquele que comenta primeiro:

Eu, particularmente, acho engenheiros meio chato. Eu sacoque há filosofia e erudição nas musicas, eu sei de "N" argumentos.

Mas ainda acredito (tolamente) na musica como forma de entreterimento e, como construtora de pontes e estradas.

Fãs de engenheiros tem, em sua maioria, tendencia a construir muros pra louvar seu "deus" que embnora mais importante que a midia pensa, é menor que os fãs qurem.

Engenheiros é bom?
Sim.
É memoravel ?
Provavelmente.
Vive da esperança dos fãs de algum lampejo de criatividade do "deus" gessinger?
Certamente.

Palavras de alguem com saudades do Elvis (mas ouvindo Miles Davis...)

ANA FONSECA disse...

digamos que o objetivo não é concordar ou discordar. eu avisei que eu não era imparcial, heh.


seguidora de gessinger?
sim.
precisando que os outros me sigam?
não.


mas eu sempre gosto de ler opiniões, críticas, etc. afinal, que graça teria se TODO mundo gostasse de enghaw? ia ser bem chato, hehe.



:*

Claudio Nascimento disse...

Eu curti muito o Engenheiros na minha infância e adolescência. Tenho vários CDs. Tudo começou quando eles lançaram "O Papa é Pop"... comprei o vinil logo que saiu, se não me engano era o ano de 1987. Daí pra frente vieram todas as outras aquisições.
A década de 90 deles eu não curti muito. Acabei me desinteressando ainda mais depois que o Humberto trocou o baixo pela guitarra... ele sempre foi um grande baixista do Rock nacional.

Apesar da atual distância, eu ainda os admiro muito.

Anônimo disse...

HOJE É DIA DE PEDRO GUI, GALERA!!!
PAGUEM O MICO E LEIAM MINHA HOMENAGEM NO BLOG DA MARYEELE ( TIA CIDINHA, DELE...RS)